- Publicidade -
19.4 C
Albergaria-a-Velha
InícioRegiõesEstarreja recebe mais arte urbana

Estarreja recebe mais arte urbana

- Publicidade -

A 5ª edição do ESTAU está de regresso a Estarreja, entre os dias 10 e 18 de setembro.

São diversas as atividades planeadas para essas datas, e muitos artistas que vão dar à cidade a sua arte e cunho, naquela que é conhecida como a cidade-galeria.

Bordalo II, Pantónio, Mariana Duarte Santos, Ruído, Daniela Guerreiro, Pitanga, Mário Afonso e Thiago Mazza são os artistas convidados a pintarem vários murais pelas ruas da cidade. Além de pintura, o festival contém também workshops, exposições, conversas, cinema, teatro, música, animações de rua e visitas guiadas.

O tema deste ano é a sustentabilidade ambiental, um assunto importante para a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto. “Vivemos momentos em que o impacto das alterações climáticas começa a ser demasiado evidente no mundo e a mudança é um desafio que só é possível superar se o fizermos em conjunto. Nesta edição do ESTAU, enquanto espaço artístico que pretende estimular a reflexão e pensamento crítico sobre tudo o que nos rodeia, queremos que o tema da sustentabilidade seja encarado como um desafio de todos e cada um de nós, enquanto cidadão, tem que assumir o compromisso da transição climática para uma sociedade mais neutra, para que possamos continuar a contemplar a biodiversidade riquíssima e outros recursos naturais que temos que preservar com urgência”, é a mensagem deixada pela vereadora.

Curiosamente, uma das empresas do complexo químico de Estarreja, a Bondalti, juntou-se à causa e compromisso, permitindo uma pintura mural de grande dimensão, num tanque industrial. “É uma intervenção pioneira em Portugal e, através da arte pública pretende-se uma aproximação da indústria química à comunidade, com uma mensagem de reforço do seu compromisso de atuação responsável e contributo para os objetivos do desenvolvimento sustentável”, explicou a autarca.

Quanto aos artistas convidados, Bordalo II é, talvez, o ‘cabeça de cartaz’ desta edição. Em 2015 foi autor do Guarda-Rios, no Parque Municipal do Antuã, a peça que fez voar a primeira edição do ESTAU, em 2016. Desta vez vai dar nova vida a uma nova ave, a águia-sapeira, questionando a sociedade materialista sobre o consumo e produção excessivos, que resultam na contínua produção de “lixo” e na destruição do planeta. A peça estará exposta na Vila da Ria, em Pardilhó. Pitanga, outro dos convidados, vai colaborar com um grupo de alunos da Escola Secundária de Estarreja na pintura de um muro junto à Estação de Caminhos de Ferro, no âmbito de uma parceria com a IP – Infraestruturas de Portugal. Thiago Mazza é um grande conhecido do muralismo contemporâneo brasileiro e vai representar a fauna e flora. Mário Afonso, artista local, vai recorrer ao azulejo para contar a história da cidade, através de imagens do Arquivo Municipal.

A programação conta ainda com dois workshops “Estarreja Sensorial” e “Colagem Criativa”, cinco exposições em diferentes espaços públicos que cruzam a ilustração, fotografia, tradições e outras linguagens artísticas. “Fábrica de Histórias” é uma mostra de fotografia que revive momentos da visita performativa de junho de 2022, numa criação artística que contou com a participação da comunidade, e desvendará alguns espaços da futura Fábrica da História – Arroz em construção no Antigo Descasque.

No teatro “A Passarola” é um espetáculo de teatro comunitário do Trigo Limpo Teatro ACERT, sobre o romance Memorial do Convento, de José Saramago, a estrear no dia 17 de setembro, na Praça Francisco Barbosa. Toda a comunidade interessada em participar no teatro, pode inscrever-se através deste formulário.

A Praça Francisco Barbosa recebe ainda dois concertos, de Felipe Fontenelle, no dia 10, e de Modulatos Project, no dia 18, pela mão da D’Orfeu, no âmbito do circuito de música ao vivo Outonalidades.

O ESTAU acontece de dois em dois anos em Estarreja. Além de pinturas, são muitas as iniciativas que integram a programação e todas as atividades têm entrada livre.

- Publicidade -
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,932SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -

A sua opinião conta. Comente.

Por favor escreva o seu comentário
Por favor introduza o seu nome

error: Conteúdo protegido!