ANBP/SNBP reuniram com EIPS de todo o país em Albergaria-a-Velha

0
309
ANBP/SNBP reuniram com EIPS de todo o país em Albergaria-a-Velha
ANBP/SNBP reuniram com EIPS de todo o país em Albergaria-a-Velha

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais promoveram, no dia 29 de Fevereiro, o II Encontro Nacional das Equipas de Intervenção Permanente, em Albergaria-a-Velha.
A reunião teve como objetivo definir uma estratégia para lutar pelas legítimas reivindicações dos profissionais destas equipas, atualmente sem carreira de­finida e com precariedade laboral. Os cerca de dois mil elementos das EIPS são pagos, metade pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a outra metade pelas câmaras municipais. No entanto, o contrato de trabalho é celebra­do com as Associações Humanitárias de Bombeiros com quem têm vínculo laboral.
O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, apelou à união destes profissionais para ultrapassar as dificuldades que estão a ser sentidas. Para os profissionais das EIPS não basta o aumento de que benefi­ciaram no final do ano. Falta definir, por exemplo, um fardamento que os identi­fique e que seja comum aos seus pares; o horário de trabalho; formação profissio­nal adequada às funções; uniformizar e homogeneizar a formação ministrada aos elementos das equipas de intervenção permanentes; falta determinar, ao nível interno das Associações Humanitárias em que têm vínculo laboral, as compe­tências que lhes pertencem, para que não lhes sejam atribuídas missões que não fa­zem parte do seu conteúdo funcional; fal­ta fiscalização para que não sejam feitos atropelos ao que está vinculado nos con­tratos de trabalho, nomeadamente ao ní­vel da prestação do trabalho voluntário.
Na reunião foram indicados os delega­dos sindicais que vão ser eleitos, aprovado o projeto de regulamentação elaborado por ANBP/SNBP e um pedido de reunião com carácter de urgência à Secretaria de Estado da Administração Interna.