Os municípios de Albergaria e Guarda têm, este ano, espaço reservado no certame ilhavense. Para além de uma visita pelo património do concelho anfitrião e momentos de cultural local, a Festa é uma oportunidade para provar o famoso pão de bacalhau.
Foto: Câmara Municipal de Ílhavo – 2024
A ‘Festa do Pão de Vale de Ílhavo’ decorre de 28 a 30 de março, no Jardim Henriqueta Maia, contando com a participação dos municípios de Albergaria-a-Velha e da Guarda. O evento destaca o pão tradicional de Albergaria, bem como os queijos e enchidos da Guarda, incluindo a confeção artesanal das padas, folares e broa de Ílhavo. Ambos os concelhos convidados têm um espaço destinado à venda de produtos locais.
No dia 28, o programa inclui atividades dirigidas ao público escolar no período da manhã e aos seniores no período da tarde. A abertura oficial do evento está agendada para o dia 29, às 14h30. Durante os três dias, as associações ilhavenses Os Baldas e Os Cardadores asseguram o serviço de bar e, como não podia faltar, a venda do tradicional pão de bacalhau; entre outras iguarias.
A Festa conta com um vasto programa de espetáculos, música e uma feira de venda de usados – a “Porta da Bagageira”, dinamizada pela Junta de Freguesia de São Salvador. Há ainda ‘showcookings’ e uma atuação do Rancho da Casa do Povo de Ílhavo, pelas 18h de dia 30.
No domingo de manhã, é possível fazer uma visita interpretativa pelo património material e imaterial de Ílhavo. As inscrições são realizadas através do e-mail artesanato@cm-ilhavo.pt ou pelo contacto 234 329 686. O programa completo está disponível no website da autarquia ilhavense.