O aumento do apoio à natalidade, criação de um espaço para estudo e leitura, ampliação do cemitério e um novo ATM estão entre os planos da Junta de Freguesia de Angeja para 2026. O orçamento foi aprovado por maioria, com votos a favor do PSD/IL e a abstenção do movimento Unidos por Angeja.
O orçamento de 268.300,00 euros para a Junta de Freguesia de Angeja foi aprovado, em Assembleia de Freguesia de 23 de dezembro, por maioria: 5 votos a favor do executivo PSD/IL e 4 abstenções do movimento independente Unidos por Angeja.
No campo da continuidade, o executivo compromete-se a ampliar o cemitério da freguesia e apoiar a expansão e implementação da ADJ – Academia de Desporto da Jobra, que mudou de instalações para o Pavilhão Polidesportivo de Angeja em setembro de 2025.
A Junta de Freguesia irá manter eventos como a Caminhada Mensal, nascida a 23 de novembro com o propósito de dinamizar o Mercado de Angeja e dar a conhecer a freguesia a visitantes. Os passeios estão marcados para o terceiro domingo de cada mês. O executivo continuará também com o Passeio Sénior e a Agrofest – ambos, por norma, a decorrer em junho. O Mercadinho de Natal permanece também na agenda da freguesia.
A oposição, representada pelo movimento Unidos por Angeja (UPA), questionou o valor orçamentado de 30 mil euros para a Agrofest, grande certame da freguesia, dedicado ao setor primário e com forte vertente associativa. “O orçamento está alocado sem especificação. Fica tudo num bolo e ficamos sem perceber como será gasto. Pedimos esclarecimentos e não ficámos esclarecidos”, afirmou António Almeida, eleito pelo UPA.
“Muito gasto e pouco investimento”
António Almeida, eleito pelo UPA, criticou a falta de investimento (despesas de capital) inscrita no orçamento, em particular quando contrastada com os custos habituais da Junta.
“São quase 80% de despesas correntes – é muito gasto e pouco investimento. Deveria ter sido pensado de outra forma. Para além disso, não é o nosso orçamento”, explicou António Almeida, ao JA, dias depois da Assembleia.
A oposição foi igualmente crítica do aumento da taxa de ocupação para comerciantes previstas no Regulamento do Mercado de Angeja, a aprovar em reunião. O ponto acabou por ser retirado da Ordem de Trabalhos para futura discussão.
“Temos um Mercado que já está à beira do fecho e vamos aumentar preços? Não faz sentido”, criticou António Almeida, que prometeu o “olhar atento” do UPA ao longo de todo o mandato, como sinal de “uma oposição mais forte”, nas palavras do eleito.
Mais apoio à natalidade
Como novidades, foi votado o aumento ao Apoio à Natalidade – “A Cegonha”, de 100€ para 150€, aprovado por unanimidade, e a intenção de promover um encontro de agricultores.
A Junta de Freguesia de Angeja quer ainda adquirir mobiliário para a antiga Escola do Fontão e criar uma infraestrutura no Parque do Areal para apoio ao turismo. A requalificação da zona de merendas do Parque do Cabecinho, um novo ATM e um espaço de leitura e de estudo na freguesia.
















