Protesto dos agricultores bloqueia A25

0
159

Desde as primeiras horas da manhã de hoje, a Autoestrada A25 encontra-se cortada nos dois sentidos na zona de Leomil, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, a cerca de 13 quilómetros da fronteira de Vilar Formoso. Centenas de agricultores da região centro iniciaram o bloqueio que demonstra a insatisfação com a situação atual do setor agrícola.

As autoridades tomaram a decisão de interromper o tráfego na A25 por volta das 06h00, desviando o trânsito para estradas nacionais, devido à presença massiva dos agricultores que afirmam estar dispostos a manter o bloqueio até que sejam implementadas medidas de mudança significativas no setor.

“Queremos mostrar à ministra da agricultura que estamos descontentes com os inúmeros cortes que temos sofrido. Viemos de vários pontos do distrito da Guarda e não saímos daqui sem uma resposta.”, conta José Maia, agricultor, ao Jornal de Albergaria (JA).

O protesto destaca as preocupações e desafios enfrentados pelos agricultores, que exigem medidas e respostas concretas para melhorar as condições de trabalho e a rentabilidade das atividades agrícolas na Região Centro.

Empresas de transportes do concelho de Albergaria dizem que neste momento não sentem qualquer impacto com o corte da autoestrada optando por seguir viagem por outras estradas alternativas como Nacionais e IPs, confirmaram ao JA empresas como a TransBranca e Lameiras Mendes. Contudo, com o decorrer da tarde e com a dimensão do protesto, temem que as suas viaturas fiquem retidas, “não temos tido constrangimentos, mas dentro de algumas horas vamos ter um maior número de camiões naquela zona”, explicou Jason Palma membro do departamento de exportação de frios da TransWhite.

Texto: Beatriz Quaresma

Fotografias: DR