Filme português nomeado para os Óscares

0
218

Uma casa numa montanha, debruçada num precipício. Aí moram um pai e um filho que todas noites recolhem gelo para o vender, durante o dia, na aldeia situada no sopé da montanha. Para isso, os dois saltam todos os dias de paraquedas.

Esta é a premissa de “Ice Merchants”, a curta-metragem de animação, realizada por João Gonzalez, e que é o primeiro filme português a chegar à lista final dos Óscares. A nomeação foi conhecida esta tarde, durante o anúncio da lista de todos os nomeados para a maior festa do cinema mundial, que se vai realizar a 12 de março.

Além de “Ice Merchants”, na corrida a nomeação também estavam “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, na mesma categoria, e “O lobo solitário”, de Filipe Melo, para melhor curta-metragem em imagem real.

A ‘curta’ é toda sem diálogos e é o terceiro filme de João Gonzalez, que conta com a produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido. O realizador assina também a banda sonora e divide a animação, em 2D, com a polaca Ala Nunu. Antes de chegar aos Óscares, “Ice Merchants” teve uma estreia premiada no conceituado Festival de Cinema de Cannes, em França.

“Ice Merchants” já passou por mais de uma centena de festivais de cinema e arrecadou 44 prémios, tendo sido visto por um total de 8 425 espectadores.

Assista aqui ao trailer da curta-metragem.

Foto:DR