Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo frio vai permanecer desde o dia de hoje (07) até dia 10 de janeiro.
Face ao quadro meteorológico previsto com valores baixos da temperatura mínima, a ocorrência de chuva e a intensificação do vento, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a DGS aconselham à adoção de comportamentos adequados e de medidas de autoproteção como:
– Evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
– Manter o corpo quente e proteção das extremidades do corpo com a utilização de luvas, gorro, meias e calçado quente bem como cachecol;
– Ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor;
– Acautelar a prática de atividade física no exterior com especial atenção às condições do piso para evitar quedas;
– Ter atenção aos grupos da população mais vulneráveis.
Em termos de proteção coletiva é aconselhado:
– Especial atenção aos aquecimentos em combustão (braseiras e lareiras), que podem causar acumulação de monóxido de carbono e levar à morte assim como assegurar uma ventilação adequada das habitações;
– Evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono;
– Atenção à condução em locais onde se forme gelo na estrada;
– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas;
– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
As previsões para os próximos dias indicam que os valores baixos de temperatura mínima vão continuar com aviso Amarelo para os distritos das regiões do Norte e Centro, estendendo-se a Lisboa e Setúbal a partir de dia 08 e ao Baixo Alentejo e Algarve a partir de dia 09. Também se vão verificar períodos de chuva entre a tarde de hoje e o início da manhã de sexta-feira. A partir de dia 08 a chuva estende-se à região sul do país e ao baixo Alentejo e ao Algarve a partir de sábado.
A partir do dia de hoje o vento também se vai intensificar e a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro também vai continuar. Entre sexta-feira e sábado também é possível a queda de neve em cotas mais baixas.
Face a estas condições é expectável cenários de piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação e formação de gelo, possibilidade de queda de ramos ou árvores devido ao vento forte, danos em estruturas montadas ou suspensas e aumento do desconforto térmico.
Pode ler todas as informações adicionais no site do município.