Município atribui cerca de 15 mil euros para a esterilização de animais errantes

Município atribui cerca de 15 mil euros para a esterilização de animais errantes
Projeto EsterelizAnimal foi o 2º mais votado no Orçamento Participativo 2017Município de Albergaria-a-Velha

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha celebrou um protocolo de cooperação com a Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a- Velha para a esterilização de cães e gatos abandonados. O projeto EsterelizAnimal foi o segundo mais votado no Orçamento Participativo 2017, estando destinada uma verba de 14 895,40 euros para a sua concretização.

O projeto a implementar pela Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha quer contribuir para o controlo da população de cães e gatos, prevenindo o nascimento de animais indesejados e consequentemente diminuindo os problemas de maus tratos, negligência, abandono e sofrimento dos caninos e felinos. Com a esterilização é, igualmente, salvaguardada a saúde pública, a segurança rodoviária e o meio ambiente.

Nesta fase o objetivo é esterilizar um número mínimo de 100 animais que se encontram em situação de abandono por todo o Concelho. Com a verba disponibilizada, vão ser adquiridos materiais de captura, sendo os animais depois reencaminhados para esterilização e recuperação em clínicveterinárias. Após o tratamento, serão tomadas medidas para o acolhimento dos cães e gatos em famílias. De forma a sensibilizar a população para a adoção e a importância da esterilização, vão ser realizadas, pelo menos, seis campanhas de esclarecimento, uma em cada freguesia do Concelho.

Para Sandra Almeida, Vereadora dos Serviços Urbanos, Ambiente e Qualidade de Vida, “o projeto EsterelizAnimal é uma medida que deve ser promovida por razões sociais e de bem- estar animal. É importante a sensibilização da população para temáticas como os direitos dos animais, penalizações por abandono e maus tratos e esclarecimentos sobre uma adoção consciente. A esterilização é a forma mais eficaz e humana de contribuir para minorar o sofrimento dos animais”.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!