• Jornal de Albergaria - Pascoaremax
  • Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Município aposta na reciclagem de máscaras e têxteis

  • Categorias Atualidade
  • 14 de Maio, 2021
  • 131 Visualizações
Município aposta na reciclagem de máscaras e têxteis

O município de Albergaria-a-Velha associou-se ao projeto To-Be-Green e vai disponibilizar contentores próprios para a colocação de máscaras descartáveis e sociais. As mesmas serão encaminhadas para o Centro de Valorização de Resíduos onde serão recicladas e cujo material final servirá de matéria-prima para novos produtos.

Em nota de imprensa, a autarquia salienta que o concelho é “o primeiro do distrito de Aveiro a participar neste projeto de valorização de produtos que, de outra forma, iriam parar aos aterros“.

Está prevista a distribuição dos contentores em escolas e instituições. Para já, aderiram ao projeto o Conservatório de Música da Jobra, o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, a Associação Social para Idosos com Vida e a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha.

Em paralelo, vão também ser colocados contentores para a reciclagem de têxteis, que irão ter dois destinos diferentes. O município explica que as peças “em piores condições serão recicladas para criar têxteis ou placas de isolamento acústico, entre outros produtos“. Já as peças que se encontrem em melhores condições poderão ser “fotografadas e registadas numa aplicação que funciona como um ‘e-marketplace de economia circular’, onde as pessoas podem adquirir roupa ainda em bom estado de conservação“. Outra das opções é a doar diretamente a uma instituição através da Loja Social Virtual.

 

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!