• Jornal de Albergaria - Banner Avelab
  • Jornal de Albergaria - Unnamed (1)
  • Jornal de Albergaria - Ebd87793 0653 40b8 Be72 D229bc5a9185


Inauguração de Escola, entrega de medalhas de mérito e concerto marcam 185º aniversário do Município

  • Categorias Reportagem
  • 20 de Fevereiro, 2020
  • 154 Visualizações
Inauguração de Escola, entrega de medalhas de mérito e concerto marcam 185º aniversário do Município
Secretária de Estado da Educação inaugurou a Escola da Avenida, que reabriu após obras de requalificação

No âmbito do 185º aniversário, a Câma­ra Municipal voltou a atribuir medalhas de mérito municipal a individualidades, empresas e coletividades que, de algu­ma forma, têm exercido um papel im­portante na comunidade. Foi também inaugurada a Escola da Avenida com a apresença da Secretária de Estado da Educação, Susana Amador. As crianças do 3º ano das Escolas do 1º ciclo do Con­celho tiveram a oportunidade de fazer visita guiada aos Paços do Município. A finalizar as comemorações, Jorge Palma subiu ao palco do Cineteatro Alba.

Secretária de Estado da Educação inaugura Escola da Avenida

A Secretária de Estado da Educação, Susana Amador inaugurou, durante a tarde do passado dia 13 de fevereiro, a Escola Básica da Avenida em Alber­garia, que reabriu este ano letivo após obras de requalificação num valor su­perior a 600 mil euros. O pároco de Albergaria, Padre M. Dinis, fez questão de estar presente e abençoou esta esco­la.

No seu discurso, Susana Amador evi­denciou a importância da Educação no desenvolvimento de um país. “A Edu­cação é a alavanca para um país mais desenvolvido, mais coeso e socialmen­te mais justo. Só seremos um país mais competitivo se apostarmos diariamen­te na educação”, afirmou. Citando uma frase de Fernando Pessoa “somos do tamanho dos nossos sonhos”, a Secre­tária de Estado salientou que houve um “o sonho” e ele “concretizou-se de­vido ao trabalho colectivo”, saudando assim todos aqueles que permitiram a requalificação da Escola. A Secretária do Estado teceu também vários elogios à intervenção feita na Escola, uma vez que se manteve a identidade do edifício em harmonia com os novos desafios da Educação. “Manteve-se a traça do pas­sado, mas todos os dias acontece aqui o futuro”, evidenciou.

A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, realçou que a requalificação do parque escolar tem sido uma prio­ridade do Executivo, mas que a inter­venção na área da Educação não se tem limitado só ao edificado. A autarca re­feriu a melhoria do serviço de refeições, a colocação de auxiliares de ação edu­cativa em horários completos, a criação da Agenda Municipal da Educação, bem como o desenvolvimento de am­bientes de inovação e criatividade nas escolas, no âmbito do projeto europeu Urbact – ON BOARD, como alguns fatores importantes para a implemen­tação de um modelo assente em novas abordagens para a aprendizagem.

Entrega de medalhas de mérito

Durante a tarde de 15 de fevereiro, o Município de Albergaria prestou ho­menagem a individualidades, empresas e coletividades albergarienses, que têm exercido um papel importante na co­munidade, com a atribuição de Meda­lhas de Mérito Municipal. “Estes mo­mentos de reconhecimento têm, para nós, um significado muito sentido, pois aproximam os objetivos da gestão por nós preconizada aos grandes exemplos de serviço ao bem comum e inspiram­-nos na tarefa gratificante que desen­volvemos em prol dos cidadãos”, afir­mou António Loureiro.

No total foram entregues 11 meda­lhas de Medalhas de Mérito Municipal.

As Medalhas de Mérito Municipal, Grau Ouro, foram entregues a José Ma­nuel Torres e Menezes, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Ve­lha e Delegado de Saúde, e às empre­sas Palbit, S.A., J. Nadais – Indústria e Comércio de Madeiras, S.A. e Aveicel­lular, Comunicações e Acessórios Lda.

À Maria Manuela Pires Andrade, an­tiga enfermeira com carreira no IPO do Porto, ao Grupo Desportivo Beira Vouga, à Jobra – Associação de Jovens da Branca e ao Grupo Columbófilo de Albergaria-a-Velha foram atribuídas Medalhas de Mérito Municipal, Grau Prata. Finalmente, António de Bastos Simões, antigo proprietário da Foto Gomes, e a Associação Os Amigos de Vale Maior receberam Medalhas de Mérito Municipal, Grau Cobre.

A Saul Oliveira Silva, ex-Vereador e Presidente da Câmara Municipal, foi também atribuída uma Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, mas não entregue esta tarde, por o homenagea­do se encontrar fora do País.

Abertura de concurso para requalificação da Esc. Secundária

Na sessão solene das Comemorações dos 185 anos da Fundação do Conce­lho, o Presidente do Município de Al­bergaria-a-Velha, António Loureiro, anunciou a abertura do concurso para a 2ª fase das obras de requalificação da Escola Secundária. O preço base da em­preitada é de 658 000 euros, mais IVA, e estipula um prazo de execução de 210 dias.

Segundo avança o Município, “o atual espaço de oficinas encontra-se bastante degradado, com temperaturas estrema­das de calor e frio e materiais obsoletos, impedindo uma boa prática letiva. Em colaboração com o Ministério da Edu­cação, através da Direção-Geral dos Es­tabelecimentos Escolares, a Autarquia Albergariense decidiu avançar com uma intervenção de recuperação do edificado que contribua para uma nova visão de formação educativa, que envol­va a escola e a comunidade civil, assen­te em espaços polivalentes inovadores, modernos e apelativos, que sirvam de modo contextualizado toda a população em que se insere, oferecendo condições de conforto e de apetrechamento técni­co atualizado”.

O investimento irá, assim, incidir na área das antigas oficinas, transforman­do-as em novos espaços de inovação e criatividade, inspirados nos princípios dos Espaços Maker, Fab Lab e Ambientes Educativos Inovadores e fomentando, desta forma, o ensino profissional numa perspetiva empreendedora. “Queremos formar jovens em áreas com empregabi­lidade”, afirmou o autarca, acrescentan­do que é urgente as empresas poderem contar com mão-de-obra qualificada, que hoje já se torna difícil de encontrar.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!