Pais e professores apelam ao fim da digitalização na educação

0
55

Numa altura marcada pela crescente digitalização, vai a comissão parlamentar uma petição que exige o fim do projeto-piloto de manuais digitais nas escolas assinada por mais de quatro mil encarregados de educação e docentes.

O Movimento Menos Ecrãs, Mais Vida lidera a iniciativa que levou mais de quatro mil pais e professores a assinar a petição que destaca preocupações com atrasos na aprendizagem, riscos associados ao acesso a conteúdos impróprios e ao fim dos manuais digitais nas escolas portuguesas. O movimento vai entregar a petição intitulada “Contra a excessiva digitalização no ensino e a massificação dos manuais escolares digitais” amanhã, sexta-feira dia 5 de abril, na Assembleia da República.

O documento, que consegui mais de 4 133 assinaturas, apela ao “fim imediato do projeto-piloto Manuais Digitais do ME nas escolas integrantes do projeto e pela continuidade dos manuais em papel em todas as escolas portuguesas”. O debate sobre o tema vai decorrer após a apresentação do relatório final pelo deputado responsável.

O Ministério da Educação lançou o projeto de substituição gradual de manuais em papel por livros digitais em 2020/2021, abrangendo voluntariamente um número crescente de estabelecimentos de ensino. No ano que corre 23 159 alunos do 3º ao 12º anos, em cerca de 160 escolas em todo o país, aderiram ao programa.

Fonte: País ao Minuto