O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou esta manhã em entrevista na Rádio Renascença algumas alterações ao calendário escolar, fruto da pausa obrigatória de 15 dias do período letivo.
As provas de aferição de Educação Física e Expressões Artísticas foram canceladas e os exames nacionais foram adiados. A primeira fase das provas vai ser realizada em julho e não em junho e a segunda fase será em setembro em vez de serem feitas em julho.
Em nota às redações foi também confirmado que as aulas vão continuar durante o carnaval e haverá uma pausa letiva na Páscoa, entre 29 de março a 01 de abril.
O final do terceiro período está agendado para 08 de julho no ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos; para 23 de junho para os 7º,8º e 10º anos de escolaridade e para o dia 18 de junho para o 9º,11º e 12º anos.
As provas de aferição do 2º, 5º e 8º anos vão realizar-se entre 14 e 21 de junho e a prova oral de inglês do 5º ano está marcada para 27 de maio e 9 de junho.
Para o 9º ano, a primeira fase vai decorrer entre 28 de junho e 02 de julho com os resultados a serem afixados a 19 de julho. Já a segunda fase vai realizar-se entre 21 e 23 de julho, com a publicação dos resultados a 03 de agosto.
No ensino secundário, a primeira fase de provas vai acontecer entre 02 e 16 de julho com a afixação de resultados a 02 de agosto. A segunda fase tem data marca para entre 01 a 07 de setembro e afixação de resultados a 16 desse mês.
O novo calendário escolar vai ser publicado oficialmente esta sexta-feira.