António Tolstykh e Flávia Pereira arrecadaram o 3º lugar do primeiro concurso nacional dedicado ao papel social da programação digital, através da criação de jogos informáticos. Os alunos construíram um jogo focado na preservação do meio ambiente, que ensina a reciclar de forma lúdica.
Os alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (AEAAV) seguiram rumo à capital para representar o concelho na Game Jam Júnior 2023, iniciativa da Games For Good, a primeira sessão de jogos virtuais de responsabilidade social realizada em Portugal, que decorreu na IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, de 21 a 23 de abril.
“O nosso jogo foi focado na sustentabilidade. A personagem tinha de apanhar o lixo e colocá-lo nos ecopontos adequados, enquanto ganhava pontos”, conta-nos António Tolstykh, um dos alunos que desenvolveu o projeto vencedor do 3º lugar, juntamente com a colega Flávia Pereira, ambos da turma 2F do curso profissional TGPSI. Os temas escolhidos para a Game Jam foram “Cuidar de Quem Cuida” e “O Planeta”, ditados pela Fundação Infantil Ronald McDonald Portugal, parceira do evento.
“Foi muito desafiante porque só souberam dos temas no próprio dia. Foi um fim-de-semana dedicado à programação. Ficámos muito contentes, primeiro, por eles, e também por nós. É um prémio muito significativo para o curso. O mérito é todo deles, nós só estivemos na retaguarda”, conta-nos a professora Andreia Loureiro que acompanhou os alunos na aventura, juntamente com as colegas Ana Esteves e Paula Freitas, todas professoras de TGPSI.
Trabalho de equipa
Ana Esteves, professora dos dois vencedores, expressa orgulho nos alunos e reforça a importância da aprendizagem fora da sala de aula. “É tudo currículo, é o que lhes digo sempre. Neste concurso, eles tiveram de saber gerir o tempo e trabalhar em equipa”, detalha.
António Tolstykh confirma e explica que ficou encarregue da programação enquanto Flávia Pereira tratou da componente de design gráfico. “O que fizemos de diferente dos outros grupos, e nos ajudou, foi começar pela programação a partir de um esboço do desenho e aperfeiçoar o design depois”, explica o aluno.
A dupla destacou-se entre os cerca de 130 finalistas, treze dos quais vindos igualmente de Albergaria. António Tolstykh ficou satisfeito com a distinção por serem os jogos a sua área por excelência e principal motivação por ter seguido programação. Para Flávia Pereira, o troféu foi uma forma de validação de que havia feito a escolha certa ao envergar pela área do design gráfico.