Sob a luz suave que permeava a sala principal do Cineteatro Alba, realizou-se no final de tarde de hoje a congregação, composta pela elite comercial e entidades municipais, de uma iniciativa que se ergue como farol no horizonte económico do Município de Albergaria-a-Velha – Bairro Comercial Digital de Albergaria-a-Velha – A Arte de Bem Receber.
Promovido pela autarquia local em colaboração com a Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha – Prave e a SEMA – Associação Empresarial, este projeto recebeu a bênção do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um marco e uma promessa de renovação para o tecido comercial albergariense, vislumbrando a digitalização dos processos comerciais como catalisador de uma nova era de eficiência e dinamismo.
Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, dirigidas aos dedicados comerciantes que enriquecem diariamente a comunidade, salientou-se o reconhecimento pela resiliência e vitalidade que imprimem ao panorama local. Foi de forma inegável que o autarca referiu que o comércio tradicional enfrenta desafios sem precedentes como a rápida evolução tecnológica e a digitalização do consumo. O Governo, em sintonia com os esforços municipais, criou os Bairros Comerciais Digitais, uma iniciativa acolhida com entusiasmo por Albergaria-a-Velha que vai estar “totalmente operacional em 2025”, como referiu.
Ao delinear um programa abrangente, não apenas se almeja a digitalização dos processos comerciais como também a promoção dos negócios através de estratégias inovadoras de marketing. O ponto fulcral deste projeto é a criação de uma rede Wi-Fi que conectará as ruas, estreitando laços entre comerciantes e consumidores, tornando o comércio local não apenas um local de transações, mas um espaço de interação e convívio. Ana Saraiva, da Direção Geral de Atividades Económicas, sublinhou a importância de uma participação efetiva e mobilizadora para o sucesso dos Bairros Comerciais Digitais, que não se restringirão a Albergaria-a-Velha, mas se estenderão por 96 bairros em todo o país, do norte ao sul, do interior ao litoral e até mesmo às ilhas.
Os investimentos planejados refletem a ambição e compromisso com a modernização do comércio local que terá um valor total de 733.848,16€. Desde o reforço da infraestrutura de rede Wi-Fi até à criação de um marketplace digital, passando pela digitalização da experiência de oferta e pela gestão eficiente do bairro, todos os recursos estão alinhados para garantir o sucesso deste empreendimento.
Os Bairros selecionados para participar deste empreendimento visionário são um reflexo da diversidade e vitalidade do comércio local. Rua 1º Maio, Rua 25 de Abril, Rua Doutor Alexandre Albuquerque, Rua de Santo António, Rua Engenheiro Duarte Pacheco, Rua Professor Egas Moniz, Praça Dr. António Albuquerque Pinho, Praça Ferreira Tavares, Avenida Napoleão Luís Ferreira Leão, Rua Padre Matos, Rua Primeiro de Dezembro, Praça Fernando Pessoa, Rua José Nunes Alves, Rua Doutor Manuel Marques Lemos, Rua Serpa Pinto, Alameda 5 de Outubro, Rua Mártires da Liberdade, Rua Doutor Nogueira Melo e Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque serão os protagonistas desta metamorfose digital.