• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Dia Nacional dos Moinhos é assinalado online

  • Categorias Atualidade
  • 10 de Abril, 2021
  • 135 Visualizações
Dia Nacional dos Moinhos é assinalado online

Na impossibilidade de abrir os moinhos ao público e desenvolver atividades de promoção nos locais, como é habitual, os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever de Vouga e Vagos optaram por assinalar a data com um programa online.

A primeira sessão aconteceu esta manhã com a representante do Turismo Centro de Portugal, Adriana Rodrigues, a dar as boas-vindas a todos os participantes da iniciativa. O seu discurso serviu também para apresentar o projeto intermunicipal ‘Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills‘. Uma iniciativa, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, e que pretende criar uma rede de agentes públicos e privados, a nível nacional, que se proponham a trabalhar os moinhos e os elementos associados, como um produto turístico. Além disso, quer também capacitar os territórios com um novo produto turístico, capaz de atrair mais visitantes bem como aumentar o seu tempo de estadia, preservar e valorizar o património molinológico nacional e envolver as comunidades locais e os seus saberes.

Adriana Rodrigues reconhece que os moinhos apresentam uma “potencialidade imensa” por irem ao encontro das “novas tendências do consumidor durante e pós-pandemia“.

Atualmente, a Rota dos Moinhos abrange cinco municípios e duas Comunidades Intermunicipais mas a representante dos Turismo Centro de Portugal admite a vontade de ver esta abrangência aumentar a mais regiões de forma a transformar os moinhos em “produtos chave” na promoção do território nacional.

O programa de celebração vai continuar durante o dia de sábado e domingo. Pelas 18h00 de hoje vai ser possível acompanhar uma visita virtual aos moinhos e no domingo, pelas 11h00 pode assistir à Hora do Conto com a leitura do ‘Vale dos Moinhos’, de Noelia Blaco e Valeria Docampo. Às 16h00 está agendada a leitura dramatizada de um trecho do livro ‘O Último Moleiro do Rio’ do albergariense Armando Ferreira. O programa fica completo às 17h00 com o encerramento das comemorações pelos os executivos das várias autarquias que integram o projeto.

Pode acompanhar todas as iniciativas através do facebook dos municípios.

No concelho de Albergaria-a-Velha é possível visitar 11 moinhos que se encontram espalhados pelas várias freguesias.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!