O Clube de Albergaria começou a Liga BPI com uma derrota no terreno do Fut. Benfica por 3-0, num jogo em que os golos só surgiram no segundo tempo.
As comandadas de Paula Pinho não tardaram a responder e logo na jornada seguinte na receção ao Estoril venceram por 2-0. Os golos da partida foram já na segunda parte: Noémia Baptista aos 77 minutos e Rita Cheganças aos 83 minutos. Depois da primeira vitória da temporada, o Clube de Albergaria iria sofrer a primeira derrota caseira frente ao Valadares por 1-3. A turma de Paula Pinho esteve bem melhor na partida, mas a equipa visitante foi mais eficaz. Regressou às vitórias na visita ao Ouriense por 0-3, Rita Cheganças, Noémia Baptista e Joana Baptista fizeram os golos que deram os 3 pontos. Na jornada seguinte, o Clube de Albergaria recebeu o campeão em título, o SC Braga, onde perdeu por 0-3 mas fez uma boa exibição.
“Júlia Mateus em grande”
As comandadas de Paula Pinho conseguiram a sua maior goleada da época ao vencer na casa do A-dos-Francos por 1-11 na 6ª jornada. Júlia Mateus foi a figura do jogo ao apontar 5 golos. Duas semanas depois, vivendo o melhor momento da época, deixou fugir a vitória nos descontos diante da Ovarense em casa. A equipa albergariense atravessou um ciclo de 3 derrotas consecutivas, 4-0 frente ao Benfica, 1-2 frente ao Sporting e um derrota por 3-0 na Madeira frente ao Marítimo. Na jornada seguinte, o Clube de Albergaria não conseguiu ir além de um empate a zero na receção ao Cadima. Dispôs das melhores chances de golo mas não tirou o nulo do marcador. Seguiu-se a eliminação da Taça de Portugal com derrota por 4-0 frente à Ovarense.
“Entrada em 2020 com o pé direito”
As comandadas de Paula Pinho entraram em 2020 com uma vitória sobre o Fut. Benfica por 2-1. Noémia Baptista deu a vitória com um golo aos 88 minutos depois de uma grande exibição da equipa de Albergaria. Após esta vitória, o CA voltaria a ceder nova derrota desta vez frente ao Estoril por 1-0. Na jornada seguinte, já com as novas aquisições, Amanda Doyle e Érica Bispo, a equipa de Albergaria sairía derrotada no terreno do Valadares Gaia por 2-1. Amanda Doyle estreou-se a marcar nesse jogo com golo aos 42 minutos. No último jogo antes da competição ser cancelada, o Clube de Albergaria venceu o Ouriense por 2-1. O jogo não começou bem para a equipa albergariense que na primeira parte já se encontrava a perder por 0-1 e viu Amanda Doyle sair por lesão. Na segunda parte, um bis da capitã Carolina foi suficiente para dar volta no marcador. O Clube de Albergaria terminou a Liga BPI no 9º lugar com 17 pontos, com 5 vitórias, 2 empates e 8 derrota e com registo de 24 golos marcados e 25 golos sofridos.
Ana Margarida e Constança prometem voltar mais fortes
Ana Margarida Lopes, jogadora do escalão de juniores, lesionou-se gravemente no joelho direito no dia 30 de junho de 2019 no 11º Torneio de Futebol Feminino do Clube de Albergaria e teve mesmo de ser operada. Desde aí nunca mais voltou a jogar. A jovem jogadora revelou como tem sido a recuperação depois da operação e afirma que se não fosse a pandemia do Covid-19, podia ter regressado aos relvados ainda esta época. “Duas semanas após a operação, comecei a fazer fisioterapia, que é normalmente o tempo esperado para que esta se inicie. Os primeiros meses não foram tão complicados como pensei, foram até bastante “bons” a nível da recuperação. Consegui largar as muletas nas primeiras duas semanas após ser operada e poucas semanas depois iniciei a corrida, o que foi relativamente rápido. Os 3/4 meses foram os piores a nível emocional, devido ao facto de já me sentir preparada para voltar ao futebol e não o poder fazer, tendo de esperar pelo menos até aos seis meses para voltar aos relvados. Com esta lesão, independente do quanto te esforças para recuperar, é sempre preciso esperar entre 6 a 9 meses para retomar a atividade física, o que abala o psicológico de qualquer pessoa que passe por este tipo de lesão. Aos 5 meses, comecei a voltar aos relvados, mas apenas fazia treinos condicionados, apesar de querer sempre mais. Apesar disto tudo, para mim o pior momento está a ser agora, pois provavelmente por esta altura já podia estar a treinar ou a começar a jogar aos poucos, mas, devido a este vírus, eu e todos os outros jogadores teremos de esperar mais alguns meses para voltar a fazer o que mais gostamos, jogar futebol! Quando isto tudo voltar ao normal, pretendo trabalhar e esforçar-me ao máximo para fazer uma boa época e, um dia quem sabe, poder vir a jogar pelas seniores do Clube de Albergaria.” Também Constança Fernandes, a jovem jogadora do Clube de Albegaria de apenas 15 anos que já foi chamada à seleção nacional, lesionou-se por duas vezes no mesmo joelho, a segunda vez já no estágio da seleção. “No início da época 19/20 voltei de uma lesão de longa duração, rotura do ligamento cruzado anterior, que foi muito difícil para mim pois foi preciso trabalhar muito e afastou-me muito tempo do futebol. Ao início foi difícil mas, em janeiro já joguei no interassociações sub17 por Aveiro e, no final desse mesmo mês comecei a sentir-me melhor a jogar. Em fevereiro voltei à seleção nacional, agora pelo escalão sub16. O estágio estava a correr-me bem, mas depois, lesionei-me no mesmo joelho, num treino. Fiz a rotura parcial do ligamento cruzado anterior. Por enquanto com tudo isto do covid-19 tenho vindo a treinar em casa. Apesar de tudo, com estas duas lesões, aprendi muita coisa.”