- Publicidade -
8.7 C
Albergaria-a-Velha
InícioCulturaCineteatro bate recordes de público e reforça papel cultural

Cineteatro bate recordes de público e reforça papel cultural

- Publicidade -

Em 2025 o Cineteatro Alba voltou a bater recordes. Transformou-se num ponto de encontro da cultura em Albergaria, com um aumento dos espectadores.

Foto: Arquivo JA 2025


O Cineteatro Alba continua a conquistar público em Albergaria-a-Velha. Em 2025, passaram pelo equipamento municipal 28 477 espetadores, um aumento de 6,85% face ao ano anterior, revela o website oficial do Município.

No total, a principal sala de espetáculos do concelho acolheu 184 ações, entre programação própria, acolhimentos e cedências. O leque de atividades incluiu concertos, espetáculos de teatro e dança, sessões de cinema, seminários, formações, workshops, espetáculos com envolvimento comunitário e ações de mediação cultural, com uma taxa de ocupação global de 70,97%. O Município destaca que “a programação diversificada permitiu continuar a afirmar o Cineteatro Alba como um espaço de referência cultural no concelho e na região”.

A música com artistas nacionais manteve-se em destaque, com grande procura pelos concertos de Ana Moura, Capitão Fausto, Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco. No teatro, o humor de “Baião d’ Oxigénio”, com João Baião, contou com duas sessões de “casa cheia”. O Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha continua a ser um ponto alto nos espetáculos para famílias, reforçando o papel na programação cultural direcionada aos mais jovens. No cinema, seguindo uma tendência nacional, a animação “Zootrópolis 2” foi o filme que atraiu maior público.

O ano de 2025 foi também marcado pelo 75.º aniversário do Cineteatro Alba, celebrado com uma programação cuidadosamente desenhada que abrangeu todas as áreas performativas. No primeiro trimestre, foi reformulada e ampliada a exposição permanente sobre o edifício, incorporando novos elementos que valorizam a história e o percurso criativo do espaço. No âmbito desta nova mostra, foram realizadas visitas performativas nas áreas da dança, música e teatro, mostrando que, nas palavras do Município, “as artes são também um poderoso meio para resgatar a memória coletiva”.

- Publicidade -
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
0SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -