- Publicidade -
14.8 C
Albergaria-a-Velha
InícioCulturaAssociação Juventude Branquense quer estimular aprendizagem da concertina

Associação Juventude Branquense quer estimular aprendizagem da concertina

- Publicidade -

A Associação Juventude Branquense (AJB) espera que mais crianças e jovens se inscrevam na sua Escola de Concertinas, para aprenderem a tocar e a valorizar os instrumentos tradicionais. Fazer essa sensibilização foi um dos objetivos do 5.º Evento de Concertinas da Branca, realizado ontem. O encontro contou com cerca de uma centena de tocadores e com um público entusiasta que encheu quase por completo o Pavilhão Desportivo local.

Carla Silva, presidente da direção da AJB, mostrou-se muito satisfeita com o êxito da iniciativa, que, como sempre, terminou com todos os grupos a tocar em conjunto. “Foi tudo espetacular, mas o melhor ficou para o fim”. Em declarações ao Jornal de Albergaria, Carla Silva considerou que “é importante agradecer à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia o apoio que têm dado à associação”, e apelou aos jovens para que adiram às aulas individuais proporcionadas pela associação.

Depois da pausa provocada pela pandemia, a escola tem cinco alunos inscritos, os quais participaram neste encontro, acompanhados pelo seu professor, Alexandre Domingues. De realçar que este último também aprendeu a tocar nesta escola, onde ingressou com 8 anos de idade. Seu antigo mestre, Joaquim Mendes, presente no evento, afirmou ser para si “um motivo de orgulho” ver o ex-aluno a tocar e a transmitir o que aprendeu a outras crianças.

À semelhança das anteriores edições, coube a Manuel António, da Rádio Regional de Arouca, apresentar os participantes no 5.° Evento de Concertinas da Branca, nomeadamente, a Escola de Concertinas e Grupo Musical da AJB, e os sete grupos convidados -grupo da Barrenta (Porto de Mós), da Lousã, do Museu Regional de Cucujães (Oliveira de Azeméis), dos Amigos de Se Ver (Sever do Vouga), Sons da Concertina de Segadães (Águeda), Amigos de Compostela, Escariz (Arouca), e Escola de Concertinas de Mouquim.

Texto redigido por Sofia Meneses

- Publicidade -
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,932SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!