Testes rápidos à Covid-19 vão começar amanhã nas escolas dos concelhos de risco extremamente elevado

0
1825
Abstract blur restaurant interior for background

Os testes de antigénio (Trag), também conhecidos como testes rápidos à covid-19, vão começar a ser realizados a partir desta quarta-feira nas escolas com ensino secundário dos concelhos de risco extremamente elevado.
A informação foi avançada numa nota conjunta dos ministérios da Saúde e Educação onde explicam que o objetivo passa por “aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos de SARS-CoV-2“, em alunos, pessoal docente e não docente.
No caso da identificação de surtos ativos, a tutela explica que “será intensificada a testagem, envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença“.
Esta testagem ainda não se aplica ao concelho de Albergaria-a-Velha, por se encontrar na lista de municípios de risco elevado de contágio, mas vai abranger os concelhos vizinhos de Águeda, Sever do Vouga, Murtosa, Estarreja e Oliveira de Azeméis.
O primeiro-ministro, na abertura do debate na Assembleia da República, adiantou ainda que, caso se verifique que a nova estirpe inglesa do coronavírus “se tornou dominante no país, então, muito provavelmente, vamos ter mesmo de fechar escolas“.