Após a reunião do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro falou ao país para esclarecer os portugueses sobre as medidas para a 3ª fase de desconfinamento.
António Costa afirmou que “podemos, a partir da próxima segunda-feira, entrar na próxima fase de desconfinamento“, mas alertou que “hoje estamos com um Rt de 1,05 e estamos a dirigir-nos para o lado perigoso da matriz de risco“. O país vai desconfinar com diferentes fases, consoante os novos casos por 100 mil habitantes.
Há sete concelhos que continuam acima dos 120 novos casos por 100 mil habitantes e, por isso, vão manter-se na fase atual de desconfinamento, não avançando para mais reaberturas na segunda-feira. São eles: Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.
Existem ainda quatro concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes que vão recuar no desconfinamento. É o caso de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior.
Em ambas as situações, o ensino secundário e ensino superior regressam ao modo presencial.
O primeiro-ministro referiu que há oito concelhos com evolução positiva mas pediu particular atenção para treze concelhos que, estando pela primeira vez com uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes, têm de ter um comportamento especial em relação à forma como controlam a pandemia nos próximos 15 dias.
Todos os restantes concelhos do país, onde se inclui Albergaria-a-Velha, dão mais um passo no desconfinamento e a partir do dia 19 permite-se a abertura de:
-Todas as lojas e centros comerciais, independentemente da sua dimensão desde que cumpram a lotação máxima dos espaços;
–Restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados;
– Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos;
– Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.
– Autoriza-se também a prática de modalidades desportivas de médio risco; atividade física ao ar livre até 6 pessoas.
– Realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m ²) e casamentos e batizados com 25% de lotação.
– Também o ensino secundário e ensino superior regressam ao modo presencial.
Conheça todas as medidas em detalhe no portal do Governo.