- Publicidade -
19.4 C
Albergaria-a-Velha
InícioCOVID-19Festas populares podem fazer disparar o número de contágios

Festas populares podem fazer disparar o número de contágios

- Publicidade -

O relatório do Instituto Superior Técnico (IST) prevê cerca de 350 mil contágios diretos de Covid-19, durante as festas populares.

“Todas as festas populares no país poderão traduzir-se num total de contágios diretos num mínimo de 350 mil, podendo atingir valores mais elevados se novas variantes entrarem em Portugal”, é a análise que faz o IST, alertando ainda para o uso de máscara.

Visto que estamos também a entrar na altura dos festivais de verão, o documento relaciona o número possível de contágios em eventos como “o Rock in Rio seja de 40 mil no total”.

A propagação do vírus terá maior incidência nas festas dos santos populares “onde poderemos ter um mínimo de 60 mil contágios nos dias mais movimentados em Lisboa e 45 mil no Porto”, lê-se no relatório coordenado por Rogério Colaço, presidente do IST, e produzido por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Figueira e Ana Serro.

“Reforçamos a recomendação do uso de máscara em grandes eventos de massas ao ar livre, em festas populares, em concertos e eventos em ambiente fechado, nos transportes públicos e em contexto laboral quando há proximidade entre trabalhadores inferior a dois metros”, alertaram, de resto, os especialistas do Técnico.

Quanto à mortalidade, o relatório do IST refere que esta apresenta uma “tendência ainda de subida, prevendo-se o pico para depois do dia 15 de junho e até final do mês”, algo que pode “falhar, por defeito, se os contágios devido às festas populares forem descontrolados ou se surgirem novas variantes”.

- Publicidade -
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,932SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!