• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Concurso premeia melhores poemas e contos sobre viagens

  • Categorias Atualidade
  • 17 de Julho, 2020
  • 27 Visualizações
Concurso premeia melhores poemas e contos sobre viagens
Este ano, a iniciativa decorreu via online

A Câmara Municipal e a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha divulgaram, no passa­do dia 26 de junho, os poemas e os contos pre­miados no âmbito do Concurso criativa Escri­ta. Este ano a iniciativa decorreu via online e foi subordinada ao tema Viagens: para me conhe­cer, para conhecermos e para sonhar.

Estiveram 31 textos a concurso. No género narrativo, a turma 10 da EB de Laginhas (Escalão A – 1.º Ciclo), Leonor Valente da Rocha (Escalão B – 2.º Ciclo) e Maria Madalena Pereira Oliveira (Es­calão E – Comunidade Leitora em Geral) viram os seus contos reconhecidos pelo júri. Já no género lírico, foram distingui­dos os poemas da turma do 4.º ano da EB de Caldelas (Escalão A), Madalena Ma­chado Seixas (Escalão B) e Rui Alexandre Machado de Jesus Henriques (Escalão E). Não foram submetidos a concurso traba­lhos que se enquadravam nos Escalões C e D, correspondentes ao 3.º Ciclo e Ensino Secundário.

Aos vencedores vai ser atribuído um cheque-prenda para livros no valor de 100 euros e todos concorrentes recebem um certificado de participação.

Na avaliação dos poemas e dos contos, os elementos do júri tiveram em conta os seguintes critérios: adequação ao tema; ri­queza e pertinência do título; criatividade/ inovação; qualidade literária; densidade/ riqueza lexical; coerência e coesão do tex­to. O júri da edição 2020 foi constituído por Isabel Nina, Coordenadora Intercon­celhia da Rede de Bibliotecas Escolares; Pedro Teixeira, Programador do Cinetea­tro Alba e Coordenador do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha e Ricardo Oliveira, professor e escritor Albergariense.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!