• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Cerca de 800 mil euros para requalificação do Centro de Saúde

  • Categorias Atualidade
  • 11 de Março, 2021
  • 436 Visualizações
Cerca de 800 mil euros para requalificação do Centro de Saúde

O município de Albergaria-a-Velha aprovou, por unanimidade, na reunião de câmara de 17 de fevereiro, o projeto de arquitetura do Centro de Saúde. Trata-se de uma intervenção que vai rondar os 800 mil euros e que estará direcionada para a reparação e substituição das coberturas exteriores, requalificação das paredes e tetos externos, colocação de sistemas de ventilação e aquecimento bem como a instalação de um sistema solar fotovoltaico.

A obra trata-se de um acordo de cooperação técnico entre o município albergariense e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro). A vereadora responsável pelo pelouro da Saúde, Catarina Mendes, explicou ao Jornal de Albergaria que este acordo de cooperação trata-se de um “projeto da ARS com a colaboração do nosso gabinete técnico mas o município está a definir-se como dono da obra e a assumir os encargos”.

A responsável esclarece que “a ARS tinha desde 2018 um plano de intervenção. Já tinha o projeto para a requalificação da cobertura e exteriores que não conseguia realizar por falta de orçamento próprio”. A obra estaria inscrita como prioritária, “mas estava sem dotação e sem previsão de ser realizada”. Após a comunicação por escrito da administração regional à autarquia de “que não tinha intenção de requalificação, o município assumiu-a como necessária e urgente”, continua.

Questionada sobre se esta intervenção será suficiente para colocar fim aos problemas da unidade de saúde, a vereadora admite: “acho que não, mas era uma urgência”. “A requalificação do Centro de Saúde é uma prioridade a que temos dado conta e temos feito diligências no sentido de o Ministério da Saúde assumir essa requalificação, considerando o estado de degradação a que o edifício foi deixado. As infiltrações dos últimos anos agravaram toda a situação”, continua.

Face a esta situação, o município aproveitou o trabalho já existente da ARS e vai avançar com as obras. Em cima da mesa está também a intenção de inscrever a obra para financiamento, “mas isso é um passo seguinte”, remata Catarina Mendes.

O valor total da intervenção está previsto rondar os 795 mil euros.  Visa a requalificação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha e “pretende substituir os revestimentos existentes, isolar termicamente todo o edifício, toda a cobertura e também as paredes exteriores assim como a colocação dos sistemas de aquecimento e arrefecimento”.

O processo obteve agora aprovação para a abertura do concurso e até ao momento, ainda não se conhecem datas para o seu lançamento. Segundo o que o Jornal de Albergaria conseguiu apurar, sabe-se apenas que a obra terá 210 dias de execução.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!