• Jornal de Albergaria - Pubheader 01
  • Jornal de Albergaria - Dgs Covid
  • Jornal de Albergaria - Residencias Montepio 1


Biblioteca Municipal ultrapassa os 28 mil visitantes

Biblioteca Municipal ultrapassa os 28 mil visitantes

No ano de 2019, a Biblioteca Muni­cipal de Albergaria-a-Velha promoveu 399 ações, que contaram com um to­tal de 28 318 participantes. Assumin­do-se como um equipamento cultural de excelência, a Biblioteca tem atraí­do pessoas das mais diversas faixas etárias e de diferentes concelhos com uma grande variedade de iniciativas, desde encontros formativos, pales­tras, apresentações de livros ou ativi­dades em família.

Em termos de formação, o Encon­tro Para Além de Princesas e Dragões contou com a maior participação de sempre, passando de 100 para 150 pessoas inscritas. No ano passado, a Biblioteca Municipal também acolheu e coorganizou, juntamente com o Município de Ílhavo, a II Conferência Internacional da RBCIRA [Re]Pensar a Biblioteca Pública, que trouxe reco­nhecidos especialistas estrangeiros a Albergaria-a-Velha.

NÚMEROS
183 016 visitantes desde 2013
71 050 recursos
134 222 empréstimos domiciliários

Na área da promoção da leitura e da descoberta de novos livros, foram promovidas oito sessões com auto­res, quer nacionais (como a historia­dora Raquel Varela), quer locais, cuja taxa de ocupação média foi de 88%. Na apresentação do Nº 6 da Revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha, a Bi­blioteca Municipal voltou a esgotar, o que mostra o interesse cada vez maior da comunidade pela sua Memória Co­letiva e Identidade. Além dos livros, a promoção da arte nas suas diferentes expressões – pintura, desenho, foto­grafia ou ilustração – tem sido tam­bém prioridade; as 12 exposições do ano passado contaram com um total de 16 104 visitantes, desde crianças à população sénior.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!