• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Avenida Lourenço Peixinho: Trânsito regressa na zona Avenida-Praça

  • Categorias Atualidade
  • 29 de Abril, 2021
  • 129 Visualizações
Avenida Lourenço Peixinho: Trânsito regressa na zona Avenida-Praça

Desde ontem (28) que o trânsito automóvel na zona ‘Avenida-Praça’, entre a Rotunda das Pontes (junto ao hotel Aveiro Palace) e o edifício do antigo Banco de Portugal, no sentido Estação da CP/Rotunda das Pontes, foi retomado. A abertura do trânsito também permite o acesso à Avenida Lourenço Peixinho pela rua Conselheiro Luís Magalhães.

Em simultâneo, a Câmara Municipal de Aveiro avança que está a ser implementada a primeira rotunda provisória no cruzamento da rua Engenheiro Oudinot com a avenida. Desta forma, os dois sentido de trânsito será retomado.

Assim, a Fase 2 das obras vai estender-se até ao cruzamento com a rua Dr. Alberto Souto (sentido rotunda das Pontes/Estação da CP). A rua Engenheiro Silvério Pereira da Silva (onde se localiza a Casa Municipal da Cidadania) servirá de acesso alternativo à área envolvente ao Mercado Manuel Firmino. O trânsito que circunda o mercado não poderá entrar na Avenida junto ao Edifício Avenida, já que este acesso ficará cortado devido à nova frente de obra.

Com a Fase 1 das obras a chegar ao fim, o município aveirense, em comunicado, adianta que neste momento, “já é possível observar a valorização da estátua ao Soldado Desconhecido, com o seu reposicionamento, a ampliação do espaço público pedonal, a redução do espaço para a circulação automóvel que será complementado com a diminuição da velocidade permitida para 30 km/h“.

A nível das redes de infraestruturas, a construção da nova rede de drenagem de águas pluviais já teve início, eliminando assim as ligações ilegais e antigas de esgotos à rede de águas pluviais com descarga na Ria. A autarquia avança também terem sido removidas condutas de distribuição de fibrocimento, numa extensão de cerca de 400 metros, procedendo à sua substituição. A colocação do novo sistema de iluminação pública também já arrancou e foram realizadas intervenções pontuais na rede de gás.

A avenida vai passar a ter 144 árvores, ou seja, mais 75 do que as 69 que tinha no início da obra.

A requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho é um investimento da autarquia de Aveiro no valor de 4.207.972,41 milhões de euros e está a ser executado pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!