Mais ciclovias, ruas seguras, apoio ao setor social e associativo e um “Dia da Freguesia” são algumas das propostas de Rúben Coelho, que apresentou a candidatura à Junta de Albergaria-a-Velha e Valmaior
Com entusiasmo e discursos carregados de propostas para o futuro, Rúben Coelho, conhecido no associativismo local, apresentou, no final da tarde deste sábado, 4 de outubro, a sua candidatura à Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior pela coligação Albergaria-e-Primeiro (PSD-IL), no Pavilhão da Associação Recreativa e Cultural Sobreirense, no Sobreiro.
A sessão, feita com casa cheia, contou com a presença de várias figuras políticas, incluindo António Leitão Amaro, Ministro da Presidência, José Pedro, candidato à Assembleia Municipal e Sara Quinta, candidata à Câmara Municipal.
Cristiana Mourão, membro da equipa de Rúben, alterou o rumo da apresentação e foi a mesma que abriu a sessão com uma intervenção que destacou as raízes locais e a ligação à comunidade: “Nasci cá, cresci cá, estudei cá e toda a minha vida vivi cá, aqui no Sobreiro. Foi aqui que sempre quis viver e é aqui que quero ajudar a construir um futuro melhor para todos nós.” Descontente com a freguesia e naquilo e que se tornou, “uma estrada muito grande que liga Albergaria a Aveiro”, Cristiana sublinhou a perda de dinamismo e oportunidades na freguesia ao longo dos anos, refletindo o sentimento de pertença que se foi diluindo.
“Gosto disto, mas gosto muito mais de vocês”
Rúben Coelho, agradado com a moldura humana presente, dirigiu-se à plateia, destacando a importância da presença do público: “O pavilhão está cheio de gente que nos vem ouvir, gente que é da Albergaria, gente que é de Valmaior, que é daqui do Sobreiro. Isto está cheio do povo, porque nós vamos trabalhar para o povo.”
Depois de agradecer a presença da comunidade o candidato começou por mostrar o que sente pela terra e pelas gentes que o viram crescer. “Vocês sabem que eu gosto disto, mas gosto muito mais de vocês. E gosto disto e gosto de vocês, igualmente, porque gosto da Albergaria-a-Velha e de Valmaior. E é por isso que nós cá estamos hoje, pelo amor que temos por esta magnífica terra, em que eu acredito que todos juntos, a trabalhar, vamos fazer coisas muito bonitas.”
“Há quatro anos atrás, anunciei a intenção de me candidatar a Presidente Junta de Freguesia de Albergaria Velha e Valmaior. E ainda, antes de qualquer outro candidato, não sabia com quem ia disputar a eleição. Não me candidatei, portanto, contra ninguém. Desta vez, voltei a fazer o mesmo. Apresentei a nossa intenção de candidatura à Junta de Freguesia de Albergaria Velha e Valmaior. Sem saber sequer quem eram os restantes candidatos a que órgão fosse do município. Portanto, uma vez mais, não me candidato contra ninguém. E que fique muito claro, não concorro contra ninguém, muito menos, muito menos contra qualquer familiar meu”.
“Um programa curto, mas ambiciosos”
Feitas as introduções ao seu discurso, o “Rúben de sempre”, criticou a gestão do atual executivo, apontando carências estruturais e sociais da freguesia:
O candidato apresentou “um programa curto, mas ambiciosos” para a freguesia, “um programa curto porque o queremos realizar (…) e dizer que cumprimos com orgulho aquilo a que nos propusemos.”
“Queremos, naturalmente, um serviço eficiente de limpeza de vias. Queremos melhorar as acessibilidades e os passeios são fundamentais. Passeios e ruas em segurança. Estamos no Sobreiro onde é muito exigente, pela via ser estreita e pelo excesso de velocidade que acontece. Queremos por isso alargar o largo da capela, com ligação à rua Santo António. Trazer uma nova centralidade e mais segurança rodoviária. Queremos uma sociedade unida, em que os mais novos se entreguem ao voluntariado para aprender com os mais velhos e combater o isolamento social. Queremos apostar na mobilidade verde, com preocupações ambientais e ligar o centro da cidade à zona industrial por ciclovia, passando pelo bairro da Nazaré. Queremos aumentar os espaços verdes e melhorar os que já temos. Criar bons espaços de convivência familiar! Ser uma verdadeira freguesia verde, amiga do ambiente e amiga da família. Queremos sim uma praia fluvial em Valmaior, para dinamizar o turismo, atrair pessoas, atrair investimento e ajudar a fixar os que cá estão.”
Sublinhou ainda a importância do setor social e da valorização das associações locais: “Sabemos do papel fundamental que tem o setor social pela resposta que dá todos os dias à nossa população, à nossa freguesia, às nossas gentes. E o setor social terá connosco o devido reconhecimento. O Presépio Vivo da Associação Recreativa e Cultural Sobreirense é um ótimo exemplo. É uma marca que nós vamos ajudar a potenciar e aqui é o seu lugar no Sobreiro, com as suas gentes, aqueles que o fazem. Nós apenas queremos ajudar-vos a atrair mais visitantes e promover naturalmente a vossa marca. Assumir Mouquim como a capital das concertinas (…) criar o Dia da Freguesia para ajudar a angariar receitas nas nossas coletividades e mostrar o que de melhor se faz por cá. No desporto, queremos criar caminhadas mensais nas zonas mais afastadas do centro, porque com isso vamos dar a conhecer novos caminhos, e (…) também vamos ter mais exigência de os ter limpos e apostar na sua manutenção”, garantiu.
“Albergaria está numa encruzilhada”
José Pedro, candidato à Assembleia Municipal, fortemente aplaudido pelo publico enquanto subia ao palco, já no púlpito frisou a necessidade de mudança estrutural no concelho, apontando carências em várias áreas e alertou para a gestão atual.
“A Albergaria está numa encruzilhada há bastante tempo. Tem de sair dela… Na habitação, não temos soluções para habitação social, para habitação a custos controlados, nada disso está em marcha. Por exemplo, na educação não se compreende que a abrigaria não tenha um pó de doença no superior. Temos uma Universidade de Aveiro aqui a dois passos, a crescer, e Albergaria não tem nada. Mesmo o ensino, todo ele, tem de ser melhorado. E a Albergaria sofre de carências muito grandes nesse espeto. Como sofre na saúde. A saúde não depende do poder local. (…) Depende do poder central. Mas o poder local pode dar-lhe uma contribuição muito grande. No lazer, Albergaria não tem onde caminhar, não tem onde estar, os passeios estão intransitáveis. Tudo isto era preciso para fixar pessoas em Albergaria e para que Albergaria seja mais digna e as pessoas se sintam atraídas, se sintam bem a viver aqui.”
O candidato mencionou as promessas incumpridas do executivo atual, sem fazer “ataques”, mas sim uma “constatação”: Há quatro anos eu estava lá, eu ouvi, ninguém me contou. O atual Presidente da Câmara da Albergaria, na tomada de posto, prometeu solenemente que até ao fim do mandato a abrigaria teria um parque verde, um parque da cidade e um parque desportivo. Passaram quatro anos. Não temos nada”, terminou.
“Cheira a vitória”
Seguiu-se o discurso de António Leitão Amaro, Ministro da Presidência, que arrancou sorrisos e aplausos. “Cheira a vitória! E depois de aqui estar hoje, saio todo perfumado de vitória”, começou por dizer.
O Ministro sublinhou a importância da candidatura de Rúben Coelho, de Sara Quinta e da mobilização da população: “O Rúben e a Sara não apenas querem colocar a Albergaria primeiro, como entendem a essência desta terra. Esta mobilização, estas pessoas que aqui estão, quer dizer isto: esta terra está a mudar. Mas esta mudança só se concretiza se cada um de vocês, entre hoje e domingo, fizer a sua parte. O futuro da Albergaria está nas vossas mãos”, exclamou.
Leitão Amaro reforçou ainda que os cidadãos são portadores de esperança e que devem multiplicar esta mensagem: “Se pouparem nas mensagens, nas conversas com os amigos e a família, e ficarem calados, vão-se arrepender durante muitos anos. A terra precisa desta transformação e só se concretiza com o vosso esforço.”
“Medidas concretas”
“Esta é a minha terra, esta é a minha freguesia. Nasci aqui, cresci aqui, e voltei para trabalhar, viver e constituir família. Albergaria-a-Velha e Valmaior é a maior freguesia do concelho e precisamos de uma gestão com visão, estratégia e coragem. O nosso projeto Albergaria em Primeiro vai colocar o concelho no centro, aproveitando a nossa localização estratégica. Precisamos de equipas fortes em todas as freguesias e, para isso, apresentamos candidatos em todas elas”, disse Sara Quinta, candidata à Câmara Municipal, a última a subir ao tabelado.
A candidata destacou Rúben Coelho como “um homem de trabalho, de dedicação e de proximidade”. “Cresceu aqui, conhece bem a realidade desta freguesia e as pessoas. É alguém disponível para ouvir, apoiar e procurar soluções. Estamos certos de que o Rúben e a sua equipa darão tudo por Albergaria-a-Velha e Valmaior, com trabalho, seriedade e resultados.”
Antes de falar sobre o projeto concelhio apontou o que “não está bem”. “Nestes 12 anos foram mais de 200 bilhões de euros que foram gastos aqui neste conselho (…) se pensarem um pouco, não se percebe onde. Nós temos um mercado reabilitado, mas com problemas de espaço entre bancas e de exposição solar. Temos um arruamento novo na zona industrial, com lotes pequenos e estradas que ficam alagadas. Eles dizem que nós somos um conselho que atraiu investimento e que atrai investimento. Mas o que nós vemos, (…) é um conselho parado, um conselho sem dinamismo, um Conselho deserto e a perder população. Um Conselho que fez um Posto de Turismo à pressa para as eleições, sem qualquer respeito pela história do edifício e da família que lhe deu origem. E já são 12 anos a tratar Albergaria sem respeito. Queremos terminar com isto, queremos mudança. De facto, eu não tomo decisões apressadas, eu não vou inaugurar placas de sítios para quem vier decidir o que fazer. Eu tomo decisões ponderadas, porque nós não precisamos de “andamento”, nós precisamos de planeamento.”
Após as criticas apontou um conjunto de “medidas concretas”: “Queremos trazer mais vida ao concelho, melhorar mobilidade, investir em espaços verdes e de lazer, apoiar associações, valorizar tradições locais, investir em saúde de proximidade e apostar na juventude e na educação. Projetos como Saúde à Porta e Parque Verde Municipal vão garantir qualidade de vida e fixar pessoas na terra. Só com planejamento, visão e coragem conseguiremos colocar a Albergaria em primeiro em todos os setores.”
O discurso da candidata incluiu também a importância de políticas sociais, culturais e ambientais: “Vamos construir o Pólo 25 na Zona Industrial, criar ciclovias, desenvolver o programa Floresta 24 para proteger a nossa floresta, criar uma Câmara Digital de fácil acesso, revitalizar a Alameda 5 de Outubro e dinamizar o centro da cidade com projetos culturais e educativos. Queremos abrir os portões do Torreão o ano inteiro e criar uma Aldeia de Natal. Essa ideia da Aldeia Natal foi defendida por mim própria na Assembleia Municipal em dezembro de 2024. Não venham agora vender uma ideia que não é vossa”, acrescentou.
Para terminar Sara Vinga da Quinta lembrou que “só assim vamos envolver as pessoas e defender o território. É esta a mudança que nós nos propomos fazer. Eu acredito com toda a convicção que juntos, convosco, vamos conseguir colocar a albergaria em primeiro.”






















