No âmbito do projeto To Be Green, o Município de Albergaria disponibiliza caixotes de recolha de vestuário em fim de vida em vários locais do concelho, com o propósito de partilhar, doar ou transformar as peças.
Segunda dados do Serviço de Estudos do Parlamento Europeu de 2019/2020, foram utilizados 79 mil milhões de metros cúbicos de água pela indústria têxtil e do vestuário em 2015 – sendo necessários 2700 litros de água para produzir uma t-shirt de algodão, o que equivale a água potável suficiente para uma pessoa beber durante dois anos e meio.
Segundo as estimativas do mesmo grupo e da Association for Educational Assessment Europe, a produção têxtil é responsável por cerca de 20% da poluição da água potável à escala mundial, decorrente da utilização de produtos para tingimento e acabamento.
A indústria têxtil contribuiu para cerca de 10% das emissões de carbono a nível mundial, valor superior aos voos internacionais e transporte marítimo juntos – cada uma destas indústrias representa perto de 4% das emissões. Segundo a Agência Europeia do Ambiente, em 2017, a compra de têxteis na UE gerou aproximadamente 654 kg de emissões de CO2 por pessoa.
Uma forma de colmatar o impacto humano e ambiental da indústria do vestuário, para além de combater o consumo desenfreado, é a reutilização de peças. Pode deixar a roupa em fim de vida ou que já não utiliza nos pontos do concelho:
Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha
Escola Básica de Albergaria-a-Velha
Escola Secundária de Albergaria-a-Velha
JOBRA
Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha
Residências Montepio
Irmandade da Misericórdia
Creche O Cogumelo
ASIV
Junta de Freguesia da Branca
Junta de Freguesia de Alquerubim
Junta de Freguesia de Angeja
Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas
Junta de Freguesia de São João de Loure
Junta de Freguesia de Valmaior
Loja Verde no Centro Coordenador de Transportes