• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Albergariense no Campeonato Europeu das Profissões

  • Categorias Atualidade
  • 29 de Abril, 2021
  • 515 Visualizações
Albergariense no Campeonato Europeu das Profissões

João Dinis Pimenta (21 anos), natural de Albergaria-a-Velha, vai representar o Centro de Formação de Águeda, no Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills, a realizar em Graz, na Áustria.

Este campeonato visa promover o talento e as competências dos jovens, chamar a atenção para a importância da formação profissional e divulgar as ofertas existentes. Estava inicialmente marcado para setembro de 2020, mas a pandemia obrigou ao seu adiamento já por duas vezes, estando agora agendado para setembro deste ano.

João Pimenta foi o melhor concorrente da região centro no Campeonato Nacional em 2020 na 44.ª edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal, que se realizou em Setúbal e contou com a participação de cerca de 400 jovens. Vai agora concorrer a nível europeu na profissão de fresador CNC.

Ao Jornal de Albergaria confessa que estar num campeonato internacional era algo que ambicionava. “O primeiro campeonato a que concorri foi em 2018. Na altura não ganhei e de certa forma até fiquei frustrado. O meu objetivo sempre foi  ganhar. Como estava dentro da idade permitida para voltar a concorrer, tentei novamente e saí vencedor em 2020. É bom ser campeão nacional, mas sempre quis chegar a um campeonato internacional e também gostava muito de ir a um mundial”, afirma.

João Pimenta estudou no Centro de Formação de Águeda. Atualmente trabalha numa empresa de moldes. Ao final do dia vai “treinar” para o centro de formação, desempenhando provas de CAD/CAM e fresagem CNC onde afere o seu grau de preparação para a competição que se avizinha.

O que são os campeonatos das profissões?


São competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários), pode ler-se no site da WorldSkills Portugal.
Os campeonatos têm lugar a cada dois anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.
Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.
Pode verificar as profissões da Worldskills através do seguinte link.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!