• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Albergaria mais sustentável e amiga do ambiente

  • Categorias Atualidade
  • 14 de Julho, 2020
  • 211 Visualizações
Albergaria mais sustentável e amiga do ambiente

Autarquia assina pacto institucional para valorização da economia circular na região centro com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Este acordo visa a subscrição de três compromissos claros e bem identificados, suscetíveis de concretização num dado período temporal.

O Município de Albergaria-a-Velha e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro assinaram um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro. Segundo avança a autarquia, este acordo irá “contribuir para a implementação da Agenda de Economia Circular do Centro, e a sua realização e os seus resultados deverão ser quantificados e monitorizados”.

De acordo com uma nota camarária, o Pacto Institucional pretende sinalizar as boas práticas desenvolvidas que, pela sua relevância económica ou pelo seu grau inovador e inspirador, mereçam destaque. Refere-se ao período 2019/2021, procurando enfatizar iniciativas que tenham sido recentemente desenvolvidas e/ou implementadas, ou que estejam a ser preparadas para o ano de 2020 até junho de 2021.

Neste sentido, o Município de Albergaria-a-Velha propõe-se até junho de 2021:
– Assegurar a continuidade do projeto Desperdício Zero no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha “A Praça” iniciado em 2019, no qual se promoveu o uso de bicicletas elétricas, o uso de compostores, o uso de sacos e cestas feitos de materiais sustentáveis e reutilizáveis de transporte das compras;

– Promover o envolvimento de estudantes e a dinamização da sua criatividade em práticas de economia circular, através do Tema da Economia Circular, introduzido durante o ano letivo 2019/2020 e que terá continuidade no âmbito do Empreendedorismo Escolar, abrangendo o Concurso de Ideias de Negócio e a Mostra de Empreendedorismo Júnior;

– Promover uma parceria com a Associação BioLiving que tem sede no Concelho de Albergaria-a-Velha, cujos objetivos passam pela implementação de medidas de sensibilização ambiental diversificadas, abrangendo toda a população, bem como, a organização da 2.ª Conferência Ambiental Economia Circular dando seguimento à 1ª Conferência Menos Lixo, Mais Ambiente, realizada em 2019.

Para Sandra Almeida, Vereadora do Ambiente, “este será mais um passo a dar pelo Município de Albergaria-a-Velha no combate ao desperdício, incentivo a novos modelos de negócio assentes na desmaterialização, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais, redução da intensidade material e energética do processo produtivo, valorização dos subprodutos e resíduos e estímulo ao uso eficiente dos recursos”.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!