• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Albergaria integra “Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude”

  • Categorias Atualidade
  • 24 de Fevereiro, 2021
  • 150 Visualizações
Albergaria integra “Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude”

O município de Albergaria aderiu à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude (RNMAJ), como membro fundador. Esta plataforma, criada no final do ano de 2020 pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), conta com mais de 70 municípios portugueses. Tem como missão “consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de Juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem”.

Segundo avança a o município em comunicado, a “pertença a esta Rede pioneira eleva o atual compromisso da autarquia albergariense com os jovens e as jovens do concelho, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, que esta plataforma encerra”. A FNAJ prestará apoio ao município de Albergaria-a-Velha neste sentido.

No início do mês de março irá decorrer o primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, um evento digital, no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a Juventude dos Municípios. Também está agendado um debate, entre as mais de 70 autarquias que já aderiram a esta plataforma nacional, sobre os desafios futuros das Políticas de Juventude de Base Local.

Para Catarina Mendes, vereadora da educação e da juventude, “este é mais um passo na concretização de um objetivo e compromisso com a Juventude Albergariense. Surge como resultado de trabalho conjunto, tendo iniciado com a apresentação e implementação de metodologias e abordagens estruturadas, participativas e focadas na auscultação dos movimentos juvenis locais no Conselho Municipal da Juventude, criado em 2017”.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!