A “Praça” de Albergaria, um “espaço dinâmico que vai para além das compras”

A “Praça” de Albergaria, um “espaço dinâmico que vai para além das compras”
A “Praça” de Albergaria, um “espaço dinâmico que vai para além das compras”

A “Praça” de Albergaria-a-Velha vai voltar a ser palco de várias atividades culturais e lúdicas nos próximos meses. Desde a sua inauguração, a 14 de abril, o novo Mercado Municipal transformou-se “num espaço dinâmico que vai para além das compras”. Os últimos meses do ano não são exceção e já há um programa para o próximo trimestre. Para as famílias com crianças pequenas, há uma edição especial “Aos Sábados, Conto Contigo!”, que se vai realizar já no próximo sábado (8 de setembro), pelas 11:00h. Na atividade de leitura encenada, a história em destaque é “O Frigorífico da Magui”, de Lois Brandt. Pensada também para o público familiar, vai decorrer mais uma sessão de “Leituras com Sabor: Divercook em Família”.

A 13 de outubro, pelas 10h00, o Chef francês Yves Grandmotett-Shaw vai ensinar os participantes a confecionarem snacks saudáveis e muito saborosos.

Ainda no tema da comida saudável e por ocasião da celebração do Dia Mundial da Alimentação (que se celebra a 16 de outubro), a “Praça” recebe Maria de Oliveira Dias, criadora do blogue “The Love Food”, que promove os benefícios da cozinha vegan. A conversa com a empreendedora e autora de livros, que gosta de desenvolver receitas apetitosas, decorre no dia 13 de outubro, pelas 11h30. A saúde não passa somente pela alimentação, sendo a promoção do convívio intergeracional uma forma de aumentar o bem-estar pessoal, ainda mais na terceira idade. Tendo isto como premissa, terá lugar a 26 de setembro, pelas 10:00h, a sessão “Café Memória”, uma iniciativa que visa desconstruir o estigma associado ao tema das demências através da partilha de experiências e da confraternização.

As artes performativas também fazem parte da programação d’ A Praça. Vão decorrer sempre às sextas, pelas 21h00. A 21 de setembro Jorge Loura e Diana Silveira, dois elementos do grupo aveirense Souq, prometem uma noite animada e, a 12 de outubro, é a vez dos Barada Street, uma extensão do 17o

Festival O Gesto Orelhudo. O projeto artístico, constituído por um desajeitado idiota inglês e um brutamontes do Quirguistão, mistura acrobacias, música ao vivo e idiotice travessa num espetáculo para rir às gargalhadas. Finalmente, a 2 de novembro, Liliana Peneda e Rui Pereira trazem música para acompanhar um bom copo no arranque do fim-de-semana. O programa de animação d’A Praça insere-se na estratégia de dinamização do Mercado Municipal. Com nove bancas abertas para a praça central e espaços de restauração, o novo equipamento quer atrair um público mais jovem e fomentar o convívio.

Programa d’A Praça em resumo:

8 de setembro – 11:00h: Aos Sábados, Conto Contigo! A história em destaque é O Frigorífico da Magui, de Lois Brandt.

21 de setembro – 21:00h: Jorge Loura e Diana Silveira, do grupo aveirense Souq

26 de setembro – 10:00h: Sessão itinerante Café Memória

12 de outubro – 21:00h: Projeto artístico Barada Street, uma extensão do 17.o Festival O Gesto Orelhudo

13 de outubro – 10:00h: Leituras com Sabor: Divercook em Família. Presença do Chef Yves Grandmotett-Shaw

13 de outubro – 11:30h: Celebração do Dia Mundial da Alimentação, com Maria de Oliveira Dias, criadora do projecto The Love Food

2 de novembro – 21:00h: Atuação musical de Liliana Peneda e Rui Pereira

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!