O Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento, encheu-se de cor, alegria e partilha numa celebração que fez da saúde mental o centro das atenções.
Com uma “adesão superou todas as expectativas”, no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, na manhã do dia 10 de outubro, a comunidade escolar uniu-se pela sensibilização mostrando que cuidar da mente é também cultivar empatia, união e esperança.
“Numa notável demonstração de compromisso com o bem-estar” da comunidade escolar, o agrupamento “promoveu um leque de atividades”, que envolveram vários anos letivos, “cujo objetivo (…) era despertar para a capital importância do cuidado com a saúde mental”, como explica o Município no seu website oficial.
Segundo a autarquia, “o dia foi marcado pela criatividade e pelo espírito de partilha”. Alunos, professores e pessoal não docente criaram o Mural de Mensagens onde ficaram eternizadas palavras de força e coragem, “escritas a muitas mãos”.
Entre as iniciativas destacou-se também a distribuição de pequenas notas de ânimo, retiradas do “Pote da Calma”, que levaram a cada participante um lembrete de serenidade e positividade. Os alunos visualizaram um vídeo que promoveu a reflexão sobre a importância de cuidar da mente que culminou com uma Corrente Humana.
No final da manhã houve espaço para uma ‘Dança Coletiva’, “um momento de leveza e expressão libertadora”, que convidou todos a deixar o corpo e o coração falarem por si. O encerramento da celebração foi assinalado com a entrega de uma Fita Verde a cada participante — símbolo universal da esperança e da sensibilização para a saúde mental.