Filomena Freire quer “identidade” distinta para Frossos, com mais dinâmica e tradição

0
56

Celebrar o associativismo local como motor para preservar tradições, alterar o PDM para construir mais habitação e colaborar com a freguesia vizinha para a construção de uma rotunda junto à Ponte de Angeja na EN16 são algumas das propostas do Partido Socialista para a freguesia de São João de Loure e Frossos, uma lista encabeçada por Filomena Freire, frossense de gema.

Filomena Freire, candidata à presidência de São João de Loure e Frossos pelo Partido Socialista, apresentou um programa com o propósito de “criar uma identidade para Frossos”.

Envolvida no associativismo local e natural de Frossos, a candidata tem como central para a freguesia a valorização das tradições e dinamismo das coletividades, objetivos que visa cumprir através da dinamização de eventos que promovam a história e memória da terra.

Neste campo, Filomena Freire quer que a Junta de Freguesia tenha uma ligação mais próxima à BioLiving e ao Centro de Interpretação da Pateira de Frossos. O apoio às associações estende-se às desportivas, que quer ajudar para que tenham melhores instalações e melhor desempenho em competições.

Para o espaço público, quer requalificar o Parque da Boca do Carreiro, “a menina dos olhos”, e transformar a zona dos Plátanos num Parque de Lazer.

Mais habitação, mais famílias

Com a Escola da freguesia em risco de fechar, a candidata quer reabilitar a Quinta do Agro, joia da zona central de São João de Loure, onde se encontra o referido estabelecimento de ensino, o Centro Cultural e a ASIV – Associação Social para Idosos com Vida.  

Para fixar famílias na freguesia, uma forma de não deixar morrer a escola, Filomena Freire considera essencial apostar na Habitação. Para tal, o PS visa a alteração do Plano Diretor Municipal (PDM) para aumentar a área disponível para construção de casas, em zonas como as Marridas, onde a ocupação do espaço serviria igualmente de medida natural de prevenção de incêndios, como exemplificou a candidata.

No campo da Mobilidade, com vista a promover a acalmia de trânsito, Filomena Freire quer, em parceria com Angeja, construir uma rotunda na EN16, junto à Ponte de Angeja. Como referiu na apresentação conjunta do partido, na passada semana, a candidata um acordo intermunicipal reparar os passeios da ponte que liga São João de Loure a Eixo (Aveiro).

“Isto vai para além de um programa, nós queremos fazer muito mais por Frossos. Estou aqui para dar o meu melhor, eu e a minha equipa”, afirmou a candidata. Com a chuva a cair e bandeiras a pesar com a água, ergueu a voz para cantar o slogan de candidatura: ‘Frossos está doente, Filomena a presidente!’.

Planos para o concelho

Firmino Ruas Mendes, candidato à Câmara Municipal de Albergaria e atual membro único do PS na Assembleia Municipal, destacou algumas das prioridades do partido para o concelho.

Reconhecendo o que foi feito nos últimos 12 anos, mas “certo do que falta fazer”, assegurou que não terminará com o que está bem “só porque sim”, mas que não irá “inaugurar placas de futuras instalações para a seguir dizer que quem vier é que decide”, atirou, em referência à recente inauguração, por parte do executivo, do futuro Mercado Municipal da Branca/Espaço Multiusos.

Com um olhar perante a Câmara como entidade que “tem a obrigação de intervir em todas as áreas que afetam os mais desfavorecidos e a classe média”, Ruas Mendes começou por apresentar os planos do PS para dar nova dinâmica e projeção ao concelho. Com a estratégia de marketing ‘Renascer Albergaria’, o partido visa promover o território através do digital e nas ruas, para tornar o concelho mais vivo para os de cá e com vista a chamar visitantes.

Para complementar esta atratividade, Firmino Ruas Mendes considerou essencial uma aposta sólida no Turismo, com a valorização de locais como a Pateira de Frossos, já dinamizada a nível local, e medidas novas como a criação de roteiros temáticos, uma app turística multilingue e a construção de praias fluviais a partir dos rios Fílveda, Caima e Vouga.

Cooperativas para habitação

Firmino Ruas Mendes propõe, em sintonia com o plano para a freguesia, a alteração do PDM para permitir em todo o concelho a modificação do solo rústico em urbano, para construir mais Habitação.

E “para os que não têm 2300 euros para renda”, brincou, Ruas Mendes quer criar um apoio ao arrendamento para jovens e construir habitação pública através de cooperativas – “como se fez nos anos 80 e 90, em Portugal”, lembrou.

Para o espaço público no centro da cidade de Albergaria, o candidato quer “requalificar completamente a Alameda 5 de Outubro”, com a eliminação do coreto para ampliação do espaço, um elemento que considera nada acrescentar ao local. No âmbito da segurança rodoviária e pedonal, Ruas Mendes defendeu, respetivamente, a municipalização do IC2 e a correta e visível sinalização de passadeiras.

Na Saúde, o PS quer criar uma unidade móvel de saúde com equipas especializadas de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros serviços, que irão “porta-a-porta prestar cuidados de saúde”; e a garantia de consultas dentárias para quem não as consiga assegurar – um “ponto de honra” do programa que quer acabar com a experiência de alguns portugueses que nunca tiveram acesso a cuidados dentários.

Polícia municipal

Para cuidar dos mais idosos, Ruas Mendes apresentou o projeto EnvelheSER, que inclui dinâmicas como aulas para capacitação do uso de tecnologia de forma ágil e autónoma; incentivo ao convívio e prática de atividade física e ainda a distribuição de um aparelho eletrónico portátil, em formato de pulseira, que permita chamar ajuda em casos de emergência.

Sobre os espaços verdes na cidade de Albergaria, o PS propõe não deitar fora o que já foi feito para a criação do Parque da Cidade, e seguir o modelo planeado. Para a zona Sul, Ruas Mendes quer construir um “Parque de excelência” entre a Rua 25 de Abril e a A25, numa extensão de corredor verde que irá da rotunda de Assilhó até ao bairro Brandão Gomes, com acesso entre o estacionamento da Escola Básica e o parque junto ao campo de jogos do CA.

Para o Ambiente, o PS quer inovar com a criação de um programa de incentivo à reciclagem que visa entregar a todos os munícipes quatro contentores para separação de lixo, com recolhas porta-a-porta alternadas ao longo da semana.

Como grande novidade, Firmino Ruas Mendes anunciou querer responder às queixas sobre falta de segurança no concelho com a criação de uma polícia municipal. Para ler mais sobre o programa do Partido Socialista para a Câmara Municipal e freguesias, releia a peça referente à apresentação feita na Biblioteca Municipal, no passado domingo, 28 de setembro.