35ª Festival Internacional de Folclore leva centenas de pessoas ao centro da cidade

35ª Festival Internacional de Folclore leva centenas de pessoas ao centro da cidade
Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha

No sábado, 18 de agosto, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha organizou mais um Festival de Folclore. O S. Pedro ajudou com o bom tempo e a noite quente de verão convidou centenas de pessoas a assistir ao 35ª Festival Internacional de Folclore, que decorreu na Alameda 5 de Outubro (junto ao cinema), pelas 22:00h.

O Festival iniciou com uma mostra dos grupos participantes e, de seguida, começaram as atuações dos grupos, que foram representando de forma fiel os usos e costumes da sua região. Além do anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha, o Festival de Folclore contou com a participação do Rancho Folclórico Rosas do Lena (Alta Estremadura), do Grupo Folclórico os Fogueteiros de Arada (Beira Litoral – Vareira) e do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Sta. Cruz do Bispo (Douro Litoral -Norte).

Estava prevista a atuação do Przygoda Folck Group, da Polónia, que acabou por não comparecer. Carlos Silva, quem deu voz e apresentou o Festival durante a noite, não deixou de esclarecer a situação. “É imperativo que se faça uma pequena explicação! Foi divulgado nos cartazes a presença de um grupo da Polónia, mas, lamentavelmente, há 8 dias atrás o grupo comunicou por escrito não poder participar por grande dificuldade e anulação de passagens aéreas de vários elementos. (…) O Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha já tinha toda a logística preparada em termos de dormidas e refeições para 4 ou 5 dias. Foi manifestamente impossível substituir o grupo da Polónia. Assim sendo, temos um Festival de Folclore com grupos portugueses”, referiu.

No discurso inaugural, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha felicitou o grupo organizador pelo 35º Festival de Folclore. Também não deixou de referir a “magnífica exibição em Itália” entre os dias 26 e 30 de julho, no Festival “Butinle in Stajare 2018: Incontro della cultura Popolare Europea “, que decorreu em Buja-Ravascletto. “Quanto nos honra pela vossa qualidade de festival há duas semanas. Foram o melhor grupo que atuou em Itália, por isso parabéns!”, afirmou. O Presidente agradeceu, ainda, “aos grupos que nos visitam por virem partilhar connosco as vossas tradições e a vossa cultura. Bem-haja por virem partilhar. O Folclore é o que de mais genuíno temos na nossa cultura. (…) Albergaria está viva e gosta de folclore”, rematou.

Este Festival contou com o apoio da Federação de Folclore Português, da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, da Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior e da Região de Turismo do Centro.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!